quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Paulinho Faria

Paulo da Rosa Faria, o Paulinho Faria ou Paulinho do Bandolim, é um verdadeiro autodidata no ramo das artes. Quando criança, observava Dona Chiquinha, sua avó materna, tocando bandolim e logo aprendeu a tocar o instrumento. A primeira música tocada no bandolim foi Rapaziada do Brás de Alberto Marino Júnior.

Paulinho e Dona Chiquinha

Confira a reportagem da EPTV de janeiro de 1996 sobra esta bela parceria de duas gerações _ a avó e o neto nos acordes do bandolim:


Em Governador Valadares, integrou o grupo Temucorda que lançou o LP Sangria em 1979. O nome do grupo significa uma junção das palavras Teatro, Música, Coreografia e Dança.


Quando residiu em São Paulo, trabalhou com o cantor e compositor Zé Geraldo e fez várias participações nos discos de outros artistas. Merecem destaque a sua participação no disco Hortelã, de Ivan Vilela e Pricila Stephan e na orquestra "Oficina de Cordas" de Campinas onde executou a suíte "Retratos" de Radamés Gnatalli.

Hortelã (1985)

Este artista de várias facetas integra o grupo Chorões da Pedra Branca _ do qual também são integrantes: Lilinho, José Marcos, José Arnaldo, José Rosinha, João César e Sebastião Tarcísio _ fazendo apresentações em Pedralva e região. Também participa da banda de Pedralva, a Corporação Musical Gaspar Carneiro, com regência de José Arnaldo Macêdo.

Chorões da Pedra Branca em foto retirada do Blog do Lilinho

A banda na alvorada de 7 de setembro de 2010 

Além de tocar bandolim, Paulinho também demonstrava um grande talento para o desenho. Os primeiros traços deste artista ocorreram na então Escola Estadual "Coronel Gaspar" de Pedralva. A paixão pelo desenho às vezes incomodava sua professora porque ele ocupava todo o seu tempo enfeitando seu caderno com figuras de animais, pessoas e paisagens.
Ainda criança, mudou-se para Governador Valadares por causa do trabalho de seu pai e conquistou o 1º lugar na I FERART (Feira Regional de Arte).

Paulinho e alguns de seus quadros

Paulinho também já realizou diversos trabalhos em óleo sobre tela, lápis, pirógrafo, fotografias e etc. Veja abaixo algumas de suas obras mais recentes:

 São Francisco da Ecovila homônima


Quadros que retratam a paisagem mineira

Afresco da igrejinha reproduzido pelo Paulinho

Obra original da antiga matriz

Em maio deste ano, participou da Exposição do Ateliê Mineiro em Pouso Alegre na seção "Coleção de Arte Naif".

Memento Culturale apresenta Paulinho Faria


Poucos conhecem o seu lado "contador de causos". Nas reuniões de família, torna-se o centro das atenções, esbanjando carisma e bom humor. Estes vídeos retirados do Blog do Mineiro são verdadeiras pérolas:




Parte da biografia e a foto com a Dona Chiquinha foram retiradas do site Paulinho do Bandolim

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...