sábado, 25 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 é para ficar na história

Pela primeira vez e com uma antecedência nunca antes vista, o carnaval de Pedralva foi devidamente planejado e organizado através do Departamento de Turismo e Cultura e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) os quais promoveram mais de dez reuniões para definir os detalhes deste evento. Em uma delas, ocorrida em novembro do ano passado, sugeriu-se a animação da festa ser promovida pelos músicos da própria cidade _ Carnaval 2012 promete mudanças _ fato que causou uma grande polêmica, gerando boatos, ameaças e até um abaixo-assinado em manifestação contrária à ideia.

Diante de tantas divergências, a decisão foi contratar uma banda _ como nos anos anteriores _ e incrementar o evento com a Charanga Santo de Casa, a banda de marchinhas composta por músicos de Pedralva. Esta mistura de gêneros foi amplamente aceita e a programação logo foi definida.

Adriana D'Oliveira
(1) Charanga Santo de Casa no palco

Um fato inédito foi promover a animação na sexta feira com a Charanga Santo de Casa realizando a abertura do carnaval juntamente com os integrantes dos blocos da cidade. Para dar continuidade e começar o carnaval com muita alegria, houve um som mecânico na praça. Outra importante iniciativa foi o retorno das matinês ocorridas no domingo e na segunda-feira para também agradar ao público infantil.

O sábado de carnaval foi marcado pelas apresentações dos blocos do Barril, Turma do Bigode e a estreia do Ouro de Minas.

Lana Bustamante
Bloco Turma do Bigode

No domingo, quem deu o ar da graça foi o bloco Uskadelo tendo o circo como tema e um desfile totalmente colorido que contagiou o público.

Lana Bustamante
Ala dos palhaços do bloco Uskadelo

Segunda-feira foi o dia do desfile do tradicional Extrabefaiz que há 44 anos agita o carnaval da cidade. O Ouro de Minas novamente caiu na folia com o tema "Do sagrado ao profano, um carnaval indiano".

Adriana D'Oliveira
(2) Bloco Extrabefaiz

Destaque do Bloco Ouro de Minas

E fechando com chave de ouro, na terça-feira foi a vez do rock completar a animação do carnaval de Pedralva através do Bloco do Pink Floyd que arrastou uma multidão de foliões pelas ruas da cidade e, pela terceira vez, foi matéria da EPTV Sul de Minas.

Luana S. Braga
(3) Bloco do Pink Floyd


Blog: Brincando de ser crítico com a matéria "Se you on..." de Francisco Lopes Ângelo trata do Pink Floyd e menciona o bloco. É uma boa leitura pra quem não conhece a banda e o bloco.

O carnaval deste ano serviu para mostrar que não dependemos somente do poder público para promover ou melhorar algo em nossa cidade. A prefeitura contribuiu com o seu dever, mas a diferença dos anos anteriores foi o planejamento e a ação dos inúmeros voluntários os quais organizaram toda essa infraestrutura que envolve esta festa de grande porte.
Vamos parabenizar os músicos da cidade que participaram deste resgate aos bons tempos da Pedralva dos inesquecíveis carnavais, o Departamento de Turismo e Cultura e o COMTUR que planejaram e organizaram o evento, bem como aos voluntários citados acima. Que venham mais melhorias para Pedralva provenientes de um poder público atuante e um povo engajado que sabe fazer a hora e não espera acontecer.
________________________________________________________________

Atendendo aos pedidos dos foliões a Charanga Santo de Casa fez a buzina paralisadora sob o comando de Tarcísio Bustamante Braga, o Tetê. Confira o vídeo:

Charanga Santo de Casa e a buzina paralisadora




Fotos e agradecimentos:

(1) Adriana D'Olivera: link da foto no Facebook
(2) Adriana D'Oliveira: link da foto no Facebook
(3) Luana S. Braga: link da foto no Facebook
Lana Bustamante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...