segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Centenário nº 300

Neste mês, o jornal "O Centenário" atingiu a marca de trezentas edições. Também não é pra menos, pois o "jornalzinho" - como era carinhosamente chamado quando surgiu - circula há 26 anos, desde quando Pedralva comemorou o centenário da instalação do município em 1987.
De lá pra cá, várias transformações aconteceram com o intuito de aprimorar sua impressão e, consequentemente, o seu conteúdo. Suas páginas ganharam cores e formas mais definidas e suas edições contam até hoje com a colaboração de diversos leitores que enviam matérias, ajudando a construir este periódico mensal.

Nos anos 90, participei da equipe de apoio que era responsável por organizar o jornal antes da distribuição para os assinantes. Nossa função era dobrar os jornais, colar as etiquetas e alocá-los em ordem alfabética para garantir uma entrega sem atropelos. José Edson Gomes, o Edinho, comandava a empreitada e já trazia as etiquetas prontas, trabalhadas letra a letra, impressas da matriz em alto relevo.


Com o passar dos anos, a modernidade trouxe a comodidade da impressão a laser e as etiquetas tornaram-se auto-colantes. O trabalho da equipe de apoio diminuiu consideravelmente devido à praticidade da dobradura, da colagem de etiquetas e da organização, pois não mais é necessária a ordem alfabética dos jornais. O periódico ganhou uma embalagem plástica que o protege das ações do tempo, já que seus exemplares viajam através do Brasil e do exterior.

Não deve ser fácil construir um jornal, mesmo com a periodicidade mensal, visto que o editor deve conhecer diversos assuntos relacionados à cidade como: fatos históricos, do cotidiano, da política e da cultura em geral. Ele também deve manter-se constantemente antenado com os acontecimentos, trabalhando 24 horas por dia para cobrir eventos, colher depoimentos, tirar fotos, enfim, correr atrás das notícias. 
José Edson Gomes - Diretor e Editor - realiza este trabalho desde a fundação do jornal e mantém o vigor e o entusiasmo até os dias atuais. Irmão do ex-prefeito da cidade, Antônio Eloísio Gomes, Edinho não poupou críticas a sua administração, mostrando sua imparcialidade diante dos fatos.

Inúmeros autores também ajudam a construir este jornal: alguns temporários, outros esporádicos e colunistas cativos. Todos os membros da Diretoria continuam atuantes na redação do jornal: Paulinho Faria é o responsável pelas charges; Antônio Nélcio de Abreu (Chinho) escreve as matérias do Ponto de Partida e outros textos; Aécio Zózimo Bustamante redige sua coluna desde a fundação do jornal. 
Os saudosos colunistas como o Padre Manoel Escribano - Das coisas de quase nada - Cláudio Souza Bustamante - Bons Dias - e Nilza Abreu Paiva - Ruas da cidade - muito contribuíram para incrementar "O Centenário".

MAIS COLUNISTAS
Daniel Bustamante da Rosa - Juca Trombone
Raíssa Abreu Gomes - Crônicas da Capital
Antônio José Rosa - A. J. Rosa

Privilegiadas são as pequenas cidades que possuem um veículo de comunicação capaz de registrar tantos acontecimentos, manter fiéis os assinantes e sobreviver na era da Internet. Pedralva foi presenteada com uma imprensa atuante há 26 anos que não faz o "jornalismo cor-de-rosa", como o próprio Edinho mencionou em um dos textos. Por isso, o pedralvense pode comemorar todas as trezentas edições nas quais "perpetuam momentos para que as gerações futuras possam conhecer nossa História."

Veja também:
O jornal "O Centenário"
O jornal "O Centenário" - Parte 2

Um comentário:

  1. Muito Obrigado, Coisas de Pedralva, pelas referências elogiosas ao nosso Jornal. Se hoje, com satisfação, colocamos à disposição de nossos leitores a Edição de nº 300, não podemos esquecer que, em Janeiro de 1987, Antônio Nélcio de Abreu, o Chinho, lançava a Edição de nº 01. Nossas homenagens a ele, maior historiador de Pedralva, em todos os tempos, e nosso POETA MAIOR! (EDINHO)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...